terça-feira, 8 de abril de 2008

Visualização da peça: "Auto da India"

Auto da India:
Na aula de área de projecto, a nossa turma, 8º B, foi assistir a uma peça, ou seja, o Auto da Índia de Gil Vicente realizada por uma turma do 9ºA da nossa escola. Os actores eram os alunos: Pedro Anastácio, Vitória, Ana Lala, Leonor, Daniela e o Filipe.

A história fala de uma esposa em que o seu marido tinha ido viajar criticando assim o comportamento das esposas com a ausência dos maridos. A peça revelou-nos também a degradação moral do ambiente familiar quando na expansão ultramarina. A ama apresenta-se como moça e formosa, revela-se também uma leviana, uma mulher sensual incapaz de conter os seus desejos sexuais com a ausência do marido. Ela tem dois amantes (o castelhano e o Lemos). Qualificámos esta personagem, a mulher sensual, como uma pessoa falsa e mentirosa, pois tanto enganava o marido como também os amantes. Pode-se ver como ela é falsa pois quando o marido chega ela jura que rezou pela sua segurança e que nesses três anos em que o marido esteve fora que não saiu de casa.
Mas na história há também uma moça, que era como uma empregada doméstica e que obedecia a tudo que os patrões lhe pediam, há o castelhano que é um dos amantes da ama (dona de casa) tenta conquistar a mesma logo que se apercebe que esta tem o marido numa viagem. O lemos trata-se de um escudeiro pobre e que como o castelhano se aproveita da viagem do marido da ama para estar com ela.
Fala-se no marido como um enganado por todas as personagens, a sua ausência permite a relação da ama com o castelhano e com o Lemos mas a opor o seu regresso põe fim a tudo isso. Ele é a representação de todos os portugueses com vida marítima, pescadores, que iam em armadas para a Índia para se tornarem ricos.



Sem comentários: