terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Um pouco sobre Basquetebol (do inglês basketball)

Esta modalidade desportiva foi inventada em 1891 por um professor de Educação Física, canadense, James Naismith na associação Cristã de Moços de Springfield (Massachussettes) em USA.
O basquetebol é um desporto olímpico desde os jogos olímpicos de verão de 1936 em Berlim!

Características:

O objectivo do jogo é marcar pontos, encestando, e defender o nosso cesto!

Se for cesto dentro do garrafão obtem-se dois pontos, se for fora da linha dos 3 pontos obtem-se 3 pontos, se for lance livre após uma falta o cesto equivale a 1 ponto!

Se o jogadore fizer cinco faltas terá que ser substituido e não joga mais.

Para jogos regulamentados pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), o tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há intervalo de 15 minutos.

A competição é dirigida:


.Três árbitros – têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.

.Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas.

.O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo "como atar os cordões"

.Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada.

Tipos de passes:


.Passe de Peito - Como o nome indica, com a bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.

.Passe picado - Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo;
O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito.

.Passe de Saia - Quando estiver de costas para o seu companheiro, joga a bola por de baixo das pernas, fazendo com que ela pique e vá para o companheiro.

.Passe de ombro - É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. A bola é arremessada como no arremesso de uma bola no baseball (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.

.Passe por cima da cabeça- É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.

Sem comentários: