segunda-feira, 16 de junho de 2008

Visita de estudo ao Museu Colecção Berardo e Vieira da Silva:

No dia 2 de Maio de 2008, pelas 7h30, partiram dois autocarros do Largo de Camões, em Albufeira. Tinham como destino Lisboa, mais propriamente os Museus Berardo e Arpad Szenes- Vieira da Silva. Os docentes envolvidos nesta viagem foram Lurdes Lima e João Romeiro de Educação Visual, juntamente com as professoras Sílvia Santos de Matemática e Elsa Oliveira de Educação Tecnológica. Teve como objectivo a sensibilização dos alunos para a visualização de obras abstractas e reais.
De seguida, fomos ao Centro Cultural de Belém (CCB) visitar o Museu de Arte Moderna e Contemporânea, o Museu Berardo. Neste espaço foram-nos apresentados vários quadros e uma escultura realista de dois seres humanos. Aqui estava representado, na sua maioria, o estilo “pop art”. No âmbito da explicação do quadro levaram-nos a um atelier onde realizámos trabalhos de grupo acerca dos contrastes de várias imagens.
Acabado o trabalho, fomos para o shopping das Amoreiras, sítio onde almoçámos e onde alguns se perderam. Assim que nos encontrámos com os professores, chegaram os autocarros e fomos para o Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva.
Antes de entrarmos no museu, estivemos (8º B) a conviver e a confraternizar uns com os outros, num jardim junto do espaço cultural. Dentro deste foi-nos apresentada uma pequena biografia dos autores das peças em exposição. Analisámos (com a ajuda do guia, Renato) minuciosamente cada uma das peças que nos foi apresentada, eram abstractas e por isso cada um tinha a sua opinião acerca das obras.
Nesta viagem foi sentido por todos um espírito de grupo e de convívio.
Para nós foi muito importante esta visita, pois aprendemos novos conceitos a nível cultural, tais como do de “pop art” e de surrealismo…!
Vieira da Silva foi uma grande pintora, juntamente com o seu marido, Arpad Szenes fizeram uma grande e bonita “obra”.


Ayrton Rua, nº3 , 8ºB
David Encarnação, nº8, 8º B
Inês Dinis, nº 12, 8º




Fotos tiradas pelos alunos:



Entrada no museu colecção Berardo:





Corredor do museu Colecção Berardo:








Exemplo de Quartos de "pop art":








Turma 8ª B no atelier no museu Colecção Berardo:









Turma 8º B antes da entrada Museu Vieira da Silva – Arpad Szenes:











Entrada do Museu Vieira da Silva – Arpad Szenes:







Ayrton Rua, nº3 , 8ºB
David Encarnação, nº8, 8º B
Inês Dinis, nº 12, 8º

Sem comentários: